Ana Paula e Tati jogam nos EUA com o coração na África

A dupla de vôlei de praia Ana Paula e Tati Minello vai estar em quadra domingo, em Virginia Beach, nos EUA, de olho na África do Sul. Enquanto nas areias da Virgínia o compromisso das jogadoras da Equipe Banco Cruzeiro do Sul é a etapa da AVP, liga profissional norte-americana de vôlei de praia, a partir deste sábado, no continente africano o Brasil vai enfrentar a Costa do Marfim, na segunda rodada da Copa do Mundo de Futebol.

“Já estamos nos organizando para ver o jogo do Brasil. Vamos assistir, de qualquer jeito!”, garante Ana Paula, arriscando um palpite. “Vai dar Brasil, 2 a 0!” Tati é mais comedida, no entusiasmo e no palpite. “Vamos conseguir algum lugar para assistir, com certeza. É a primeira coisa que vamos fazer quando chegarmos lá. Só vai depender do horário dos nossos jogos”, prossegue. “Não sou fanática por futebol, mas adoro ver a seleção jogar, adoro a Copa do Mundo. O primeiro jogo foi um pouco amarrado, mas também era estreia e tudo o mais, muito frio… Acho que agora os meninos vão entrar melhor, mas vou ficar no 1 a 0 para o Brasil.”

Ana Paula e Tati se preparam para disputar a segunda etapa da AVP como uma dupla. Na primeira, em Huntington Beach, Los Angeles, Califórnia, ficaram em nono lugar. Para Ana Paula, a AVP representa a volta ao esporte depois de uma ausência de sete meses. “Essa parada foi boa para trazer de volta a vontade de treinar, de jogar, de evoluir”, conta a jogadora. “Isso estava muito perdido no fim do ano passado. Eu estava cansada de tantas viagens. A possibilidade de viajar menos e passar mais tempo com o meu filho me deu uma animada.”

Casada com um americano, Ana Paula está de mudança para os Estados Unidos. Com a AVP, vai poder jogar e passar mais tempo com Gabriel, o filho de 9 anos. “Ele me pedia para não viajar tanto. Acho que esse sonho dele vou poder realizar agora. Estou animada com a mudança, gosto de coisas novas”, diz. “Antes, a cada viagem eu me sentia deixando minha casa. Agora, cada viagem é como ir para casa. Só falta o Gabriel, que vai poder viajar depois que acabar o semestre na escola. Ele também está animado, ansioso para ir morar nos EUA. Quer saber as coisas que já comprei, como está o quarto dele…”

Por enquanto, Ana Paula vive em uma espécie de ponte aérea entre Brasil e EUA. Um fator que poderia pesar no desempenho da jogadora. “Vai ser um fim de semana puxado, 32 times jogando em apenas dois dias. Podemos fazer até cinco partidas por dia. Mas minha condição física está muito boa, vi isso em Huntington Beach, me sinto com 20 anos outra vez. Para minimizar o desgaste, me preparo com doses extras de carboidratos, cuido da hidratação…”, diz. “Também vou usar minha experiência para imitar as americanas, que não gastam energia comemorando.”

Na temporada, Ana Paula e Tati reeditam a parceria que lhes rendeu em 2002 o vice-campeonato brasileiro e o sexto lugar entre as melhores duplas do mundo. Tati, em seu sexto ano na AVP, elogia a companheira. “O jogo aqui é diferente, as atletas são muito grandes, com potência. Mas a Ana é uma grande jogadora, guerreira, forte no ataque, e tenho certeza de que vamos fazer nosso time brilhar!”, observa Tati.. “Fisicamente, ela está ótima. Agora, temos de trabalhar nosso sistema defensivo (bloqueio-defesa) para melhorarmos o nosso jogo. Estou muito feliz, animada, e com muitas expectativas positivas.”

A etapa de Virginia Beach da AVP começa nesta sexta-feira, com o qualifying. Ana Paula e Tati, já classificadas para a chave principal, só entram em quadra neste sábado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: